O Festival

Apresentação 

O Até o Tucupi é um festival de música, não competitivo, que promove a interação entre os diversos segmentos da arte. Tem como foco valorizar as produções artísticas realizadas no Amazonas e promover o intercâmbio entre os agentes culturais de outras regiões do país, no que tange as ações de qualificação, produção, circulação e troca de tecnologias sociais referentes a cadeia produtiva da música/cultura independente.

O festival se propõe a fomentar a capacitação dos atores culturais do Amazonas, com palestras, oficinas e mesas redondas, além de promover apresentações musicais e de outros segmentos artísticos, como teatro, artes visuais, dança e audiovisual. Essas atividades de capacitação surgem para oportunizar a qualificação de profissionais como possibilidades concretas de sustentabilidade frente à realidade que vivemos. Esta etapa da programação do festival apresentará iniciativas planejadas e executadas com sucesso em outros estados através do Circuito Fora do Eixo, ao qual o festival é vinculado.


O festival pretende proporcionar novos parâmetros de produção para os que estão inseridos dentro da cadeia da cultura no Amazonas. Essa construção será realizada a partir do diálogo que o festival oportunizará com outros cenários do país, possibilitando que os agentes culturais amazonenses estendam as trocas de seus produtos em âmbito nacional. Extensão essa, que se coloca pertinente na medida em que as produções artísticas do Amazonas pouco interagem com cenários culturais do restante do país devido ao gargalo de circulação na região.



Objetivos 


Objetivo Geral: Realizar um festival de música, que aglutine outras manifestações artísticas estabelecendo um intercâmbio de produção e informação com outros cenários culturais do país.

Objetivo Específico:


  • Fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva da cultura no Amazonas, através de um festival de música/artes integradas.
  • Estimular o diálogo entre as produções artísticas amazonenses com o restante do país.
  • Criar um produto audiovisual e fonográfico como resultado do festival.
  • Oportunizar a capacitação de profissionais e estudantes, através da grade de programação didática do festival.
  • Realizar atividades artísticas nas zonas norte, leste, sul e oeste de Manaus.
  • Proporcionar o acesso das produções culturais contemporâneas/independentes a comunidade de Manaus com atividades didáticas gratuitas e manifestações artísticas a preços populares.
  • Estimular o crescimento econômico do setor cultural através de postos temporários de trabalho diretos e indiretos.